terça-feira, 22 de maio de 2007

De que lado você está?

O texto abaixo foi escrito no final de fevereiro de 2007. Ele resultou de uma pergunta que fiz ao Mamoru a respeito da minha vontade de refinar a minha capacidade de desenhar mangá. Então ele perguntou se queria adquirir capacidades como ilustradora ou quadrinhista. Para tanto, ele me enviou uma breve descrição das diferenças que há entre "desenhar" mangá e "desenhar" mangá. E com vocês, Raul Mamoru... ...É um pouco difícil definir o que é desenhar mangá. Vejo muitas pessoas se gabarem dizendo: "Desenho mangá..." Mas quando você vai ver o desenho, não passa de uma figura humana atarrachada com olhos grandes e azuis.Outras desenham só mulheres de cabelos longos e olhos grandes e já acham que desenham mangá!Mais: outras fazem uns desenhos estranhos e distorcidos, pintam os cabelos de suas personagens de vermelho, azul, roxo e dizem que isso é mangá! Mas, de fato, o que é mangá? O que o define? Quais são os fatores em uma obra gráfica que faz você, leitor, classificar como "isso é mangá", "isso não é mangá" ou "isso é mais ou menos mangá"? Na realidade é necessário entender que existem definições e sub-definições dentro desse assunto.Estilos variados e linhas de trabalho distintas: Mangás infantis, juvenis e para o público adulto, que por sua vez é muito setorizado. Além das aventuras ficcionais existem mangás que abordam temas médicos, executivos, ou voltados para classes operárias, etc. A princípio, no Brasil, desenhistas de mangá são uma raridade. Mangakás praticamente são como dragões: Parece até ser possível crer em sua existência, mas ainda são lendas infundamentadas. Digo isso porque nunca vi mangá "Made in Brazil", com a mesma qualidade das fontes inspiradoras, as originais. Sequer chegam perto. Os personagens podem até apresentar uma qualidade considerável, mas o resto das técinicas exclusivas de um mangá são totalmente ausentes. (Lá no Japão, essas obras seriam chamadas de mangá, por misericórdia!) O que leva os "mangás nacionais" a esse estado de extrema limitação é que no Brasil só existe o "Manga Illustrator", ou Ilustrador de Mangá. O Ilustrador de mangá não possui tecnica suficiente para produzir uma obra refinada em quadrinhos. Por definição, a sua arte está apenas em fazer ilustrações para capas e edições especiais. Esses ilustradores estão habilitados a realizar trabalhos com temas que nada tem a ver com o mangá, por isso não são apenas ilustradores de mangá, são profissionais versáteis. Se você se encaixa nesse perfil acima, você não desenha mangá! É um ilustrador no estilo mangá! O desenhista de mangá, o "Mangaká" é o artista que cumpre os requisitos mínimos de comunicação gráfica que essa arte exige, seja em "Shojo" ou "Shonen" mangá.Os requisitos mínimos incluem técnicas arrojadas que não se encontram em "comics" e "HQs". E é preciso saber narrar a história na forma de quadrinhos, não ficar apenas "ilustrando". Muitos professores desses cursos de mangá (que nem é mangá, é no estilo mangá) imaginam que basta ensinar a desenhar com olhos grandes e a pintar com cores berrantes (essa idéia de mangá é uma definição barata de "especialistas" que imaginam entender de algo nessa área.). É uma espécie de charlatanismo artístico o que eles tem ensinado desde o início dessa febre por quadrinhos japoneses. Um dia tive a oportunidade de ver esses "mangás" produzidos por esses professores. Para o público leigo parecia ser uma maravilha, mas eu, particularmente, não pude chamar aquilo de mangá, infelizmente: Parecia mais uma produção refinada do "Cebolinha e Mônica" do que um mangá! Não são todas as obras em quadrinhos que podem ser definidas como mangá só pelo fato de terem sido produzidas por um artista japonês em território japonês. Materias específicos como os da Walt Disney (que tive a oportunidade de ver) jamais poderão ser classificados como mangá. Mangá se define pelo impacto que ele causa através de sua liguagem gráfica, de sua agilidade em transmitir a ação, entre outros atributos extremamente específicos. Existem vários tipos de mangá onde o desing dos personagens nada tem a ver com as figuras de olhos grandes e trejeitos exagerados. Se um admirador de mangá olhar para essas páginas, com certeza ele vai dizer que é um mangá mal feito, fora do padrão. Se é assim que se define o mangá, desenhar com olhos grandes e pernas longas não é o bastante para um artista se autoproclamar "Desenhista de mangá", pois para se tornar um, é necessário absorver a técnica e ter o "feeling" para tudo que envolve essa arte. De que lado você está? Você é um "Mangá Illustrator" ou um "Mangaká"?

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